Alunos de Iomerê transformam ambiente escolar com cultivo de horta

Publicado em 07/11/2018 às 10:38 - Atualizado em 07/11/2018 às 10:43

Iniciativa faz parte do projeto “Mãos na Terra” e ajuda a enriquecer a merenda

As novas estratégias de abordagem dos conteúdos vêm sendo cada vez mais importantes no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos escolares. Diante disso, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) estão participando do projeto “Mãos na Terra”, onde plantam e cuidam dos jardins e horta da escola.

Nesta semana, o prefeito Luciano Paganini visitou o projeto e juntamente com alunos da Educação Infantil 3, coordenados pelas professoras Tejiane Pastori e Vivane Faccin, além da orientadora Simone Cantu e da diretora da escola, Maria Colissi auxiliou no plantio de mudas de alface e sementes de girassol. “Vivemos em um município essencialmente agrícola, onde o cultivo sempre fez parte do cotidiano das famílias, porém na atualidade, essa prática está cada vez menos incentivada, motivo que faz desse projeto uma excelente iniciativa para estimular nas crianças mudanças nos aspectos alimentares, no consumo diário de hortaliças e até no estímulo da implantação de uma horta familiar”, disse o prefeito.

Segundo as professoras, o projeto possibilita a abordagem de temas diversos para o desenvolvimento de atividades educativas consolidando-se como um instrumento ecoalfabetizador. As atividades desenvolvidas abordam o trabalho de educação ambiental, educação alimentar, cultivo, colheita e o consumo das hortaliças. Os alimentos cultivados estão livres de agrotóxicos e são utilizados para compor o cardápio da merenda escolar, contribuindo para uma alimentação mais saudável. “Na atualidade os recursos naturais estão cada vez mais escassos, por isso é importante que os alunos compreendam isso e que percebam que é possível mudar com pequenas ações. No caso das hortas orgânicas, o interesse está em mostrar que é possível cultivar sem destruir”, completaram as professoras destacando que a participação efetiva dos estudantes valoriza a responsabilidade dos alunos e os aproximam de uma escola cada vez mais sustentável.

Para comemorar o sucesso do projeto, os alunos colheram e almoçaram as hortaliças cultivadas por eles.

R. João Rech, 500, Centro