• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Prefeito de Iomerê recebe documentos italianos para celebrar pacto de amizade com Lamon

Publicado em 03/09/2018 às 17:47 - Atualizado em 03/09/2018 às 17:49

A assinatura do pacto finaliza a 1ª etapa para oficializar o Gemellagio entre as duas cidades

O prefeito de Iomerê, Luciano Paganini assinou nesta segunda-feira (03), o pacto de amizade entre a cidade italiana de Lamon e o município de Iomerê. O documento já havia sido assinado, em julho, pela prefeita de Lamon, Ornella Noventa. O documento assinado por Paganini foi trazido ao Brasil pelo iomerense, Yuri Picolli Hentz, designado para representar Iomerê, de forma voluntária, no processo na Itália. O ato de assinatura foi acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, Mauricio Bridi e pelo diretor de cultura de Iomerê, Márcio Morelatto. Durante a solenidade, Hentz também repassou ao município o standart da cidade de Lamon e alguns livros sobre a história daquele município italiano assinados pela prefeita, Ornella Noventa e pelo presidente da Associação Bellunesi no mundo, Oscar de Bona.

A assinatura do pacto finaliza a 1ª etapa para oficializar o Gemellagio entre Lanon e Iomerê. O Gemellaggio é um acordo selado entre cidades de nações diferentes,  que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Em português significa “Cidades-Irmãs”. “Com esse processo, Iomerê tem a oportunidade de reviver a valorizar o trabalho dos emigrantes italianos na construção de nossa cidade, assim como permitir as gerações atuais o estreitamento de laços com nossos colonizadores, além de fomentar o conhecimento por meio de intercâmbios sociais, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos e econômicos entre as duas cidades”, aponta o prefeito Luciano Paganini.

 A partir de agora autoridades de Lamon e da Associação Bellunesi no mundo começam as análises de documentos e tratativas legais para a declaração de cidades -irmãs. Em Iomêre a Prefeitura também deve iniciar a mobilização da comunidade para a formação de um Grupo de moradores para formar a Família Belunense de Iomerê, que deverá unir famílias de descendentes italianos da região.

 

Facto Imagens e Textos

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Prefeitura de Iomerê
R. João Rech, 500, Centro
CEP: 89558-000
CNPJ: 01.612.744/0001-20
Telefone: (49) 3539 6000
Fax: (49) 3539 6000

GPM - Gerenciador de Portais Municipais
Sistema desenvolvido em parceria com a Federação Catarinense de Municípios - FECAM e integrado à RedeCIM - Rede Catarinense de Informações Municipais, com o apoio da AMARP.