Aluna de Iomerê conquista ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em 23/11/2018 às 11:31 - Atualizado em 23/11/2018 às 11:33

Além do primeiro lugar, alunos do município ainda conquistaram um bronze e uma Menção Honrosa

A Rede Municipal de Ensino de Iomerê está em festa! Quatro alunos do Centro Educacional Municipal de Iomerê (CEMI)  foram premiados na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018. A competição que buscou incentivar o estudo da matemática, desmistificando a disciplina que é vista como “bicho-papão” contou com a participação de mais de 17 milhões de estudantes brasileiros, classificando 941.022 para a segunda etapa. A prova foi elaborada com questões dissertativas que desafiava os jovens em problemas resolvidos com raciocínio matemático.

Sibeli Flores garantiu para Iomerê o maior prêmio: a medalha de ouro. Além disso, a estudante Giovana Emanuelle Gelain conquistou  a medalha de bronze e  Ricardo Heineck Toneta e Vinicius Bocca garantiram Menção Honrosa.  Os estudantes são alunos do 7º ano e 8º ano, que foram orientados pelo professor de matemática, Cesar Dacol que também receberá um reconhecimento. E as premiações não param por aí. Escolas e Secretarias de Educação também foram avaliadas de acordo com os resultados conquistados. Por isso, a Secretaria de Educação de Iomerê também receberá um troféu. Esse reconhecimento será entregue à apenas duas secretarias de educação de SC: Iomerê e Luzerna. O Centro Educacional Municipal de Iomerê também será premiado. Além da escola iomerense apenas outras 13 escolas catarinenses receberão esse reconhecimento.

Para o prefeito Luciano Paganini o resultado é fruto da dedicação de alunos, professores e diretores. “Estamos muito orgulhosos da evolução dos nossos alunos em todos os níveis, sempre surpreendendo com excelentes resultados. Iomerê tem alunos extremamente talentosos e nosso papel é fazer com que cheguem cada vez mais longe, por isso a Secretaria de Educação não mede esforços para oferecer ensino e estrutura de qualidade aos nossos estudantes”, comemora o chefe do Executivo.

A OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). O secretário de Educação de Iomerê, Maurício Bridi explica que a Olímpiada tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. “Além desses estímulos aos nossos estudantes, sabemos que estudos divulgados pelos organizadores mostram que o escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra. Portanto, toda a rede de Ensino sai ganhando e se destaca com a conquista de nossos alunos”.

R. João Rech, 500, Centro