Iomerê participa do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Publicado em 10/05/2019 às 16:56 - Atualizado em 10/05/2019 às 16:57

O setor cultural de Iomerê esteve representado no IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) de 8 a 10 de maio,  em Garopaba.  Iomerê foi representada pelo secretário de Educação, Maurício Bridi e pelo chefe do Departamento de Cultura e Turismo, Marcio Éder Morelatto. O evento reuniu o Colegiado de Gestores de Cultura da AMARP, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e demais servidores da administração pública envolvidos com a temática em todo Estado.

O secretário explica que o Fórum iniciou no  dia 8 de maio  com credenciamento e abertura com o painel “Novas diretrizes de políticas públicas para a cultura”, com participação do secretário especial adjunto da Cultura, José Paulo Soares Martins, que falou sobre a “A política nacional para a cultura”. Na seqüência ainda aconteceu a Conferência de Abertura: “Cultura, economia criativa & cidades - bússolas para um mundo em transformação, apresentada pela administradora pública (FGV), Ana Carla Fonseca. No final do dia o secretário executivo do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Rosivaldo Flausino, falou sobre “Indicadores culturais de Santa Catarina e mapa da cultura”.

Já no dia 9 de maio aconteceu o lançamento do Circuito Estadual de Cinema Infantil e as oficinas temáticas: Sistemas de Cultura e seus desafios; PMLL: a biblioteca como núcleo; Gestão Administrativa e Financeira da Cultura Municipal; Economia Criativa e a Cultura na Gestão Pública; Financiamento da Cultura: Elaboração de projetos e Captação de Recursos. Ainda no dia 9, aconteceu a apresentação do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural.

No último dia do evento, 10 de maio os participantes acompanharam uma  Mesa Redonda com a apresentação dos projetos contemplados no Edital de Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural. Além disso, receberam orientações para o processo eletivo do Conselho Estadual de Cultura e participaram da  Plenária do Fórum de Gestores Municipais de Cultura de SC e posse da nova diretoria do CONGESC. Fechando o evento houve um  debate para a integração das regiões e a construção da carta de Garopaba, além do sorteio e apresentação da cidade sede para o X Fórum de 2020.

O secretário de Iomerê, Mauricio Bridi destaca que a participação no evento foi muito proveitosa, já que o município está planejando para o próximo mês o 1º Fórum Municipal da Cultura. A iniciativa vai buscar subsídios para elaborar o Plano Municipal da Cultura. “Já estamos fazendo levantamentos de dados para servir de instrumento na construção deste plano imprescindível para o fomento da cultura da nossa gente”.