Alunos da Educação Infantil de Iomerê participam de projeto de avaliação nutricional e educação alimentar

Publicado em 04/07/2019 às 08:56 - Atualizado em 22/07/2019 às 16:30

Pensando no bem-estar físico, social e mental dos alunos, o Centro Municipal de Educação Infantil de Iomerê (CMEI) iniciou no mês de maio, uma série de ações para realizar um  diagnóstico dos dados nutricionais  e das atividades relacionadas às práticas de alimentação saudável entre os alunos da educação infantil da rede pública de ensino do município.

O secretário de Educação, Maurício Bridi explica que durante dois meses foram articuladas uma série de atividades planejadas entre Educação e Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Entre os objetivos do PSE está a redução da prevalência da obesidade em crianças, com a realização de avaliação antropométrica e promoção de alimentação saudável, por exemplo. Para realizar esse trabalho a iniciativa envolveu a coordenação do CMEI, professoras das turmas, professora de educação física, nutricionista e técnica de enfermagem que verificaram peso e altura dos alunos, para realizar o diagnóstico de estado nutricional individual.

Já as atividades de educação nutricional foram as seguintes:

PRATO SAUDÁVEL: Por meio de uma conversa com os alunos foi demonstrada a importância da alimentação variada e colorida, bem como os grupos dos alimentos (energéticos, construtores e reguladores). Posteriormente, com imagens de alimentos, os alunos coloriram e montaram seu próprio prato de papel. Após a atividade, no horário do lanche, os alunos explicaram para as demais turmas o que foi aprendido em sala.

SANDUICHE DA MARICOTA: Através da contação da história do sanduíche da Maricota foi enfatizada a importância dos nutrientes (proteínas, vitaminas e fibras), bem como, os benefícios de ter uma alimentação variada e saudável. Posteriormente cada aluno preparou seu sanduíche, a fim de desenvolver a autonomia na seleção dos ingredientes.

SEMÁFORO DOS ALIMENTOS: Com a imagem do semáforo foram demonstrados aos alunos quais os alimentos devemos consumir com mais freqüência, e quais devemos ter mais moderação. Partindo dos rótulos de alimentos trazidos pelos alunos, construímos juntos o semáforo dos alimentos, colando os alimentos saudáveis e in natura na cartolina verde, os alimentos processados na cartolina amarela e os alimentos ultra processados na cartolina vermelha, explicando o porquê de cada alimento está na devida cor.

DESCOBRINDO SABORES: Com a intenção de incentivar a descoberta de novos sabores, a nutricionista do município apresentou aos alunos algumas espécies de frutas que não são consumidas com tanta freqüência ou são até desconhecidas por alguns, mas ressaltando seus benefícios para a saúde. As frutas apresentadas e posteriormente degustada pelos pequenos servidas foram: kiwi, uva japão, pitaya, kinkan (xinxim) physalis, goiaba, carambola e noz pecã.

Para o secretário de Educação, a iniciativa realizada em conjunto entre as secretarias de educação e saúde demonstra o entrosamento da administração na busca de bons resultados para a comunidade. “Destaco que as atividades desenvolvidas neste projeto não apenas visam o conhecimento e o desenvolvimento do saber, mas também a promoção de saúde e a prevenção de doenças relacionadas a má alimentação. Diante disso quero agradecer o envolvimento de todos os profissionais”, finalizou Maurício.