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Alunos da Educação Infantil de Iomerê participam de projeto de avaliação nutricional e educação alimentar

Publicado em 04/07/2019 às 08:56 - Atualizado em 16/04/2020 às 15:59

Pensando no bem-estar físico, social e mental dos alunos, o Centro Municipal de Educação Infantil de Iomerê (CMEI) iniciou no mês de maio, uma série de ações para realizar um  diagnóstico dos dados nutricionais  e das atividades relacionadas às práticas de alimentação saudável entre os alunos da educação infantil da rede pública de ensino do município.

Durante dois meses foram articuladas uma série de atividades planejadas entre Educação e Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Entre os objetivos do PSE está a redução da prevalência da obesidade em crianças, com a realização de avaliação antropométrica e promoção de alimentação saudável, por exemplo. Para realizar esse trabalho a iniciativa envolveu a coordenação do CMEI, professoras das turmas, professora de educação física, nutricionista e técnica de enfermagem que verificaram peso e altura dos alunos, para realizar o diagnóstico de estado nutricional individual.

Já as atividades de educação nutricional foram as seguintes:

PRATO SAUDÁVEL: Por meio de uma conversa com os alunos foi demonstrada a importância da alimentação variada e colorida, bem como os grupos dos alimentos (energéticos, construtores e reguladores). Posteriormente, com imagens de alimentos, os alunos coloriram e montaram seu próprio prato de papel. Após a atividade, no horário do lanche, os alunos explicaram para as demais turmas o que foi aprendido em sala. 

SANDUICHE DA MARICOTA: Através da contação da história do sanduíche da Maricota foi enfatizada a importância dos nutrientes (proteínas, vitaminas e fibras), bem como, os benefícios de ter uma alimentação variada e saudável. Posteriormente cada aluno preparou seu sanduíche, a fim de desenvolver a autonomia na seleção dos ingredientes.

SEMÁFORO DOS ALIMENTOS: Com a imagem do semáforo foram demonstrados aos alunos quais os alimentos devemos consumir com mais freqüência, e quais devemos ter mais moderação. Partindo dos rótulos de alimentos trazidos pelos alunos, construímos juntos o semáforo dos alimentos, colando os alimentos saudáveis e in natura na cartolina verde, os alimentos processados na cartolina amarela e os alimentos ultra processados na cartolina vermelha, explicando o porquê de cada alimento está na devida cor.

DESCOBRINDO SABORES: Com a intenção de incentivar a descoberta de novos sabores, a nutricionista do município apresentou aos alunos algumas espécies de frutas que não são consumidas com tanta freqüência ou são até desconhecidas por alguns, mas ressaltando seus benefícios para a saúde. As frutas apresentadas e posteriormente degustada pelos pequenos servidas foram: kiwi, uva japão, pitaya, kinkan (xinxim) physalis, goiaba, carambola e noz pecã.

Ainiciativa realizada em conjunto entre as secretarias de educação e saúde demonstra o entrosamento da administração na busca de bons resultados para a comunidade. 

 


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